CARANGUEJOS DA AREIA NO ATACAMA

7 DIA - 17 MAIO SAN PEDRO DE ATACAMA X CALDERA -CH 820KM

Levantamos tres e meia da manhã com destino a Antofogasta, litoral Chileno e parte norte do Deserto do Atacama, mas antes fomos visitar os Geiseres del Tatio, que são jatos de vapor e água que saem das entranhas da terra, alcançando até seis metros de altura. Mas este espetáculo, só é possível antes do sol raiar. Este passeio  geralmente é feito através de agencias de turismo, mas como nosso destino final era outro, ou seja, não voltariamos a San Pedro e os Geiseres del Tatio era caminho de Antofogasta, resolvemos fazer por nossa conta. Pedimos algumas informações, inclusive dos atalhos e pé na estrada... Sabiamos que a estrada    era de chão batido, mas não tinhamos idéia do estado de conservação. No início do trajeto a estrada era boa, comecei a monitorar a altitude no GPS e o Romanelli a temperatura externa. A medida que iamos subindo, a  temperatura baixava e cada vez mais a estrada  piorava, a tal ponto, que caiu o rádio e o GPS no chão, era aquelas malditas costeletas. Era noite ainda, quando registrei 4.300 metros de altitude, que causava um mal estar em todos,  nossa situação ia se agravando conforma a temperatura ia baixando, o que chegou a 13 graus negativos. Os vidros do troller congelaram, que dificultava a visão do caminho.
Visto aquele espetáculo da natureza, rumamos para Antofagasta. Rodamos uns 120km pelo deserto, estrada de chão,  um areial tipo beira de praia, conforme iamos descendo a temperatura ia subindo. Chegamos em Calama perto do meio dia, abastecemos os carros e aproveitamos  também  para abastecer nossas barrigas, pois não haviamos comido nada. Derrubamos o estoque de cachorro quente. Calama, é uma cidade grande, o  que contrariou nossas espectativas.
Como era cedo ainda, e de comum acordo, traçamos um novo objetivo COPIAPÓ, cidade conhecida pelo episódio dos mineiros. Pegamos a Ruta 5 e lá se fomos....Rodamos o deserto de norte a sul, que monotonia....um retão, sem nenhum verde, ora areia, ora pedra e só terreno árido..., Raros postos de combustível e quando encontravamos, não tinham água para lavar os para-brisas.
Ao anoitecer, nossa ansiedade ia aumentando, pois estavamos perto do Oceano Pacifico. Quando derrepente ,  avistamos o majestoso e a emoção tomou conta de nós, pois saimos do Atlantico e chegamos ao Pacífico. Entramos numa praia chamada Chanaral e ali fomos até a beira da praia e dissemos em voz alta CARANGUEJOS DA AREIA NO PACIFÍCO, MISSÃO CUMPRIDA...ali carimbanos nossa vitória.
Deixamos CHAÑARAL  rumamos na orla do majestoso em direção de COPIAPÓ, mas o cansaço foi tomando conta de nós e resolvemos pernoitar em CALDERA, cidadezinha onde encontramos um único hotel. Combinamos nossa  saída para sete da manhã com destino a Los Andes, cidade produtora de frutas na subida da cordilheira dos andes...

Um comentário: