CARANGUEJOS DA AREIA NO ATACAMA

8 DIA - 18 DE MAIO -CALDERA CH X LOS ANDES CH 827KM

Conforme o combinado, tomamos café, e saímos em direção a Los Andes, pois na experiencia da subida   por Susques, não queriamos cometer o mesmo erro, ou seja, subir de supetão. Então optamos em pernoitar em Los Andes e subir a Cordilheira no dia seguinte.
Após percorrer alguns quilometros da ruta 5, encontramos um posto de combustível do lado contrário a nossa direção, tivemos que rodar uma distancia considerável para retornar. Abastecemos, pedimos água para lavar o para-brisa e afirmaram que não tinha. Então comprei água mineral  usei um pouco e outro reservei para a viagem.
Entramos novamente no deserto, e a paissagem não mudava muito. Vimos muitas minas ao longo da rodovia e aquele cenário lunar nos acompanhavá. Toda economia voltada a mineração.
Chamava atenção a religiosidade do povo Chileno, pois eles tem por costume construir capelas ao longo da rodovia, capelas estas, todas enfeitadas inclusive com a bandeira do Chile. No inicio, achavamos que eram homenagens a pessoas falecidas em acidentes, mas depois ficamos sabendo que é costume as familias construirem santuários, ou seja, cada familia faz o seu.
Paramos num posto combustivel para abastecer, um dos poucos ao longo da rota, verde de fome e encontramos um senhor vendendo empanadas numa caixa de isopor, derrubamos o estoque...
Ao anoitecer, notamos que a paissagem começou a mudar, os verdes deram as graças, e tudo foi mudando...Chegamos em Los Andes por volta das oito da noite e fomos procurar Hotel. Para nossa surpresa, todos estavam lotados por mineradores, menos um. Hotel este, distante do centro da cidade, localizado numa zona rural. A recepção era uma casarão de madeira antigo, e as acomodações umas cabanas de madeira no meio das árvores. Entramos, e fomos recepcionados por uma senhora de idade ,dona da hospedararia. Todos estavam com fome, perguntamos se havia alguma coisa para comer e ela disse que não. Após insistir, ela mal entendia o portugues e nós menos ainda o espanhol, ela apareceu com 18 ovos e que poderia fazer omelete com queijo e café. Que riqueza....
Sentamos perto de um aquecedor a lenha, e esperamos nosso manjar....Lá veio ela com nosso jantar. Tinha um computador na recepção, pedi permissão e fui usá-lo para postar no blog. Só que o monitor era tão antigo, que as letras tomavam conta do mesmo...desisti.
Quando amanheceu, notamos que estavamos numa plantação de uvas....

Um comentário: